Como Fazer "Chupeta" na Bateria do Carro? Passo a Passo para Fazer "Chupeta" na Bateria do seu Carro
O motor do carro não ligou ao dar partida em casa, ou enquanto estava na rua?
Essa situação é bastante desagradável, mas pode acontecer sempre que a vida útil da bateria do carro acaba ou quando algum dispositivo elétrico é esquecido ligado, como faróis e luzes internas.
O cenário ideal quando isso acontece é acionar o seguro ou uma empresa especializada. Um profissional capacitado vai poder determinar o que ocasionou a descarga na bateria e seguir com o procedimento mais adequado, seja de troca de bateria ou recarga.
Mas caso não seja possível esperar pelo socorro, existe uma solução rápida e prática para conseguir dar partida no carro: a chupeta na bateria do carro.
A chupeta é uma técnica de transferir carga de um carro em bom funcionamento para o carro que teve a bateria descarregada. Alguns minutos já são o suficiente para que o carro possa ser ligado e levado à um local seguro ou à uma empresa especializada, se for o caso.
Saiba agora como fazer a chupeta na bateria do carro corretamente e quais cuidados devem ser tomados.
Primeiramente, é importante ressaltar que a chupeta deve ser feita com bastante cuidado e atenção para que problemas maiores não sejam causados. Alguns cuidados importantes:
- Não deixe objetos inflamáveis por perto;
- Espere ajuda profissional caso identifique qualquer sinal de vazamento, corrosão ou danos na bateria;
Para conseguir fazer esse procedimento, é preciso um segundo carro com bateria em bom estado cabos para transmissão de carga. São normalmente dois cabos, um vermelho e um preto, facilmente encontrados em postos de gasolinas e lojas de autopeças a um custo bem acessível.
Como fazer a chupeta na bateria do carro: passo a passo:
- Coloque um carro na frente do outro, se atentando a extensão dos cabos. Certifique-se de que os carros estejam desligados, sem nenhum dispositivo elétrico acesso, como faróis, rádio e luze interna;
- Ligue a ponta do cabo vermelho no polo positivo da bateria de cada um dos carros;
- Depois ligue a ponta do cabo preto no polo negativo da bateria de cada um dos carros. Tenha cuidado para os bicos ficarem bem firmes e não encostarem em nenhuma parte metálica da bateria, pois isso pode causar faíscas.
- Dê partida no carro bom bateria em boas condições e em seguida no carro com a bateria descarregada. Fique atento durante o procedimento para que os cabos não superaqueçam.
- Aguarde cerca de 5 minutos e faça uma tentativa de ligar o carro.
- Assim que terminar, tenha cuidado para desconectar um cabo de cada vez.
Após fazer a chupeta na bateria do carro, rode por um período de 15 a 30 minutos. Isso deve garantir que a bateria recarregue por completo.
Caso a chupeta não funcione, é indício de que possa haver algum problema com a bateria ou a parte elétrica do carro. Se isso ocorrer, não faça novas tentativas e acione uma empresa especializada.
De qualquer forma, o mais indicado é fazer um check-up elétrico quando a bateria do carro descarrega. Solicite atendimento com profissionais qualificados. Eles poderão verificar mais precisamente se é necessário a troca de bateria e pode haver mais problemas relacionados no carro. Deu problemas com a bateria do seu carro? Entre em contato com a Baterias Porto e solicite um atendimento.